como fotografar o nascer e pôr do sol
Que tal explorar as silhuetas?
1. Planejamento é tudo
Verifique o horário que sol nasce ou se põe, use sites de metereologia ou um app como o Sun Locator Lite.
Esse horário muda um pouco a cada semana e é um momento que dura poucos minutos.
Verifique a previsão do tempo também, mas não deixe de ir caso tenha previsão de nublado. Nuvens no céu fazem desenhos surpreendentes!
2. Chegue antes ao local
A hora azul acontece uns 40 min antes de amanhecer ou após entardecer. Nesse momento, você vai conseguir silhuetas maravilhosas e o céu numa explosão de cores.
3. Faça fotos amplas
Sem essa de zoom no sol... vai ser uma bola de fogo. Inclua outros elementos, como árvores, montanhas, pessoas e objetos. Mostre o lugar!
4. Horizonte reto, por favor
Habilite a linha de grade do celular, vai te ajudar a colocar o horizonte alinhado e a distribuir os elementos na foto.
5. Limpe a lente antes de fotografar
Mesmo que seja com a sua camiseta. A lente limpa vai ajudar a deixar as fotos mais nítidas e as cores muito mais vibrantes.
6. Não use o zoom do celular
A menos que você tenha aparelhos com mais de uma lente (a partir do modelos IPhone X e Samsung 10), o zoom normal digital dificulta a estabilização da imagem e contribui para a perda de qualidade da imagem.
7. Explore o HDR
Nesse modo, o celular tira três fotos em diferentes exposições de luz e as combinam para encontrar a luminosidade ideal para cada pedacinho da foto, ou seja, esse recurso oferece melhor equilíbrio entre as zonas claras e escuras da imagem, tornando suas fotos mais impactantes.
8) Abuse das silhuetas
Elas acontecem quando fotografamos objetos e pessoas contra a fonte de luz (sol), formando apenas o contorno escuro. Por isso a pessoa fotografada deve:
- ficar de lado, ou de costas com o rosto virado pro lado, mostrando o contorno do rosto e assim você vai ter silhuetas mais interessantes
- manter braços e pernas levemente afastados (senão vira um bloco, um desenho único)
Faça foco na pessoa, tocando com o dedo na tela do celular, e diminuia a luminosidade na própria tela, usando o recurso que tem o ícone de lâmpada ao lado da área de foco.
Agora é sua hora de colocar a mão na massa: reveja as dicas e faça fotos incríveis!
Quer passear comigo, aprender tudo isso e muito mais em uma aulinha prática e divertida? Dá uma olhadinha aqui nas minhas Saidinhas Fotográficas e me chama!